terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Segundo dia

Escrito por Francine:

SEGUNDO DIA 16 DE JUNHO TERÇA FEIRA

As 6 e 50 da manhã me acordaram....ninguém merece.O quarto não tem chave, então eles batem na porta e entram, não tem como enrolar os 5 minutinhos. Café da manhã: 7 pães com margarina e presunto, 4 copos de suco de laranja, uma fatia de bolo de farofa.(Não fui ao banheiro ainda). Ana tem uma mania. Ela sempre senta na mesma cadeira e no mesmo lugar .E ninguém pode sentar ali, apenas nas três outras cadeiras que ficam junto da mesa .O normal de restaurante, uma mesa quadrada com 4 cadeiras.
As 8 e meia começou a sessão de terapia sentimental. Paciente nova, Fabiana, muito querida e atenciosa. Está aqui por bipolaridade, depressão e síndrome do pânico. Antes disso tomei mais 4 comprimidos de medicação que não sei quais são. Sessão: cada um fala seu nome, de onde vem e o motivo de estar ali.Variados: jogo, maconha ecstasy,lsd,stress, depressão, álcool e cocaína. Duas pacientes teriam alta, uma hoje e outra amanhã. Não era obrigada a falar nada da sua vida, quem quisesse falasse o que estava sentindo. A medicação começou a fazer efeito e fui ficando sonolenta, sem concentração e tonta. O médico conversou bastante. Ana resolveu falar e disse q estava muito muito muito fissurada e que fez xixi na cama 2 vezes já, de tanta fissura. Adriana Nóidia foi se apresentar e disse que a chamam de Nóidia. Após isso o Vítor comecou a rir e disse que Nóidia é muito feio de ser chamado, mas riu e ficou sério. Repetiu: é muito feio. Dr. João chamou atenção e disse que não estamos ali pra achar se é bonito ou feio como se chama uma pessoa. Um dos depoimentos que mais me emocionou foi o de Júlio,que tem 3 filhos. O mais velho de 21 anos cujo pai sempre deu de tudo para ele e faz de conta que não tem pai. E nunca deu nenhum telefonema ou veio visitar, em nenhuma das 10 internações. A filha não biológica da atual namorada é a mais apegada a ele e tem um amor imenso de ambas as partes. Juliana tem um problema muito sério com alcoolismo. Da carência veio a solidão, da solidão o álcool (vodka...pinga não,segundo ela), do álcool a convulsão.Tem marcas no rosto e corpo devido as convulsões. O médico perguntou se ela estava preparada para sair. Ela disse: “acho que sim, mas a vontade é de quando se irritar é parar no primeiro bar comprar uma vodka e glub glub glub....o prédio inteiro já sabe mesmo”.Bem, cada um cada um, Quem decide é o médico e realmente ela teve alta. Gilson estava revoltado, pois a família trouxe pão de queijo para ele, embalado a vácuo, para fazer pra galera e não deixaram. Ele estava fissurado por pão de queijo.E queria saber porque teve um dia em que trouxeram pinhão, comeram, e o pão de queijo dele não podia. Ele estava indignado.Sessão de uma hora e meia acabou.Rezamos(depois escrevo a reza pois não decorei ainda).Todos de mãos dadas e foi dito: Só por hoje!!!!!Poooooooooooo, só por hoje, legal, mas só por hoje, por favor, mais um teco hahahahaha! Brinco, mas minha cabeça mudou também. É muito difícil. Conversei com as pessoas, fumamos, me falaram sobre organização do local e tals.Liguei pra mãe.Atendeu e perguntou: quem é? Eu né mãe.....Mae: já estas com saudade de mim? Conversamos um pouco, falei super bem do local e eu estava super bem.Com a minha alma leve.Aqui é tudo muito organizado então tem horário pra tudo.O sino do almoço tocou, saí correndo,comi bastante pra variar.Almôndega com molho, arroz feijão, salada. Sentei na mesa com a Juliana, Ana e Nóidia. A Ana tem uma mania horrível, ela sempre senta no mesmo lugar e ela jáh entra no refeitório falando que aquele lugar é dela e ai de quem botar uma xícara ali no lugar dela. Na sobremesa serviram sagu, fui pegar uma tigela e Juliana já estava comendo.Nóidia perguntou: é sagu muito doce né? Juliana respondeu: Também,, é com groselha, vocêc acha que se fosse com vinho eu já não teria invadido a cozinha e pedido um balde de sagu? Após almoço, eu estava chapadíssima, parecia que tinha fumado maconha e tomado um lsd, simplesmente delirava e minha fala era lenta lenta.Minha irmã ligou e não consigo lembrar o que falei com ela direito e também não conseguia falar direito.Só lembro de ter contato do sagu do almoço e que tinha uma pessoa internada pela trigésima primeira vez e não 10 (confundi). Ela me falou que me amava e eu que a amava também.Também disse que minha melhor amiga ligou, a Carol e que ficou muito feliz por mim e que vem me visitar! Duas horas de descanso após o almoço, dormi as 2 horas certinho e não sei se sonhava ou delirava, via coisas que não sabia se era sonho ou delirando acordada.Me acordaram e fomos para uma sessão de terapia comportamental, resolver a tarefa de cada um.Fiquei com a de alimentar os pássaros todos os dias.Terminada a sessão, café da tarde...comi um boi novamente, sem falar no salgadinho que devorei e um pacote de bala quando acordei após o almoço.Voltei para o quarto e dormi.Eu estava me sentindo muito tonta,com sinusite fortíssima, completamente dopada. Acordei para o jantar, me deram medicação, mais 4 comprimidos.Serviram sopa.Quando comecei a tomá-la, fiquei branca, tonta e Fabiana mandou chamar o enfermeiro.Mediu minha pressão, estava boa, mas eu estava muito tonta, delirando, não conseguia andar direito e nem pensar em falar, porque eu acho que uma frase iria demorar 10 minutos pra sair da minha boca. Fui azul de fome pra cama, dormi .Acordei perto das 22 horas, estava melhor, tomei um banho ótimo apesar do frio horrível que tava. Fui na enfermaria e disse:e agora? Passei mal na janta, como faço pra comer?Já passou o horário da cozinha. O enfermeiro muito educado disse: não se preocupe vou lá fazer um lanche pra você e levar no seu quarto pode ser? Pode ser um misto quente? Eu respondi: pode sim....mas eu quero 2 mistos com tomate junto pode ser? OK.Tudo certo.Tomei um 1 litro de Ades de abacaxi que tinha no frigobar e comecei a escrever. Agora não lembro se tomei mais medicação pra dormir. Eu tento ler algum livro, mas a dificuldade de concentração é terrível e minha vista fica toda embaralhada. Não passei da terceira pagina do livro que meu medico deu e não lembro as três paginas que li.Dormi.

15 comentários:

  1. Bem o tipinho da Fran né? Fico chorando e rindo aqui sem parar. Até tive que colocar meu óculos escuro para disfarçar, to no caixa da padaria... hehe Que saudade.. Amaremos você para sempre!

    ResponderExcluir
  2. Dia difícil...pra que tantos medicamentos?? Pra que?? Ela dizia que era um pra bipolaridade, outro pra anciedade, outro pra dormir.... Senhor!!! As vezes me assustava quando falava com ela ao telefone, quase sempre falando enrolado, eu dizia "Amiga sai dessa, para de tomar tanto remédio, finge que toma e guarda (rimos); toma só quando vc realmente não conseguir dormir,ou estiver angustiada"...
    Acho que o dependente químico é tratado como que, se não estiver dopado vai atras da droga... Então pq tantos mesmo dopados vão atras da droga?? O que adianta tomar tantos medicamentos se eles não suprem a abstinência do corpo físico?? Quantos já morreram por isso, alguém sabe? Muitos!!! Muitos já morreram... Uns que mais lembro são: Ryan Grace(33 anos), DJ AM (36),Heath Ledger (28),James Dean (25), entre muitos outros.. e todos misturaram a droga (cocaína) com remédio para dormir (dormonid, rivotril, ou qualquer que seja, todos causam dependência)!!!
    Que saudades da minha amiga!!! Quantas vezes eu disse pra ela que médicos não são Deus; eles simplismente olham pra vc, dizem que vc tem que tomar 3, 4 tipos de remédios diferente, cada um pra sua função.... Estariamos tomando remédio pra acordar de bom humor ( eu particularmente odeio acordar cedo), remédio no almoço( p/ abrir ou tirar o apetite), remédio pra estress do trabalho, mais um pra ansiedade, outro p bipolaridade, déficit de atenção... enfim... é como se num espirro vc tivesse que tomar um antibiótico,se é só vc se cuidar...
    Nada vai trazer minha amiga de volta, nada! Fico mal porque tantas vezes pensei em ir na casa dela conversar com os pais dela sobre tantos remédios, mas nunca fui... Não deu tempo!! Foi inesperado...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carina,

    Eu penso que se nós tivéssemos cercado a Fran, talvez tivesse dado certo. Ela falou com tanta gente. Cada um sabia um pouco. Se juntássemos tudo, talvez conseguíssemos ajudá-la. Por curiosidade, vc escreveu que ela esteve na sua casa numa sexta-feira. Foi isso mesmo? Será que foi na semana anterior da morte dela? Ela comentou se no dia seguinte viria p/ a minha casa, porque tínhamos o chá-de panela da minha cunhada em Itajaí? Porque esse foi o último fim de semana dela, e ela passou na minha casa. Estava muito estranha, no domingo foi embora cedo p/ Floripa, mas chegou em casa e logo saiu. Eu fiquei ligando e ela disse que estava na sua casa no domingo a noite, jogando baralho. Não sei se falou a verdade. Gostaria muito de tentar adivinhar o que estava passando na cabeça dela.
    Beijos
    Isabela

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ela tinha muito medo dos seus pais, eu dizia pra ela conversar, eles haveriam de entender, essas coisas não tem idade, nem etnia, nem classe social.... Vc(Isabela) escreveu outro dia que ela estava com 26 anos e que achavam que drogas é coisa de adolescente; mas não é, há muita gente com esse tipo de problema...
    Agente se culpa um pouco ( eu pelo menos), podíamos ter dado mais atenção... Não sei se choro ou dou rizadas mais uma coisa eu tenho certeza...vou dar um sorrizo, uma bronca, e um abraço nela um dia!
    Gostaria de falar pessoalmente, não quero expor tudo aqui pois não sei como os outros vão aceitar...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Sabe meninas acho que a gente não deve se culpar pelo que aconteceu com ela....tenho outros amigos, alguns deles usam cocaína frequentemente.....e já são pessoas com personalidade formada bem como a Carina falou!!!A Fran caiu nessa de bobeira, teimosa como ela era, durante o tempo de facul eu sempre dizia pra ela não usar essas merdas seja ela qual fosse sabe(maconha, coca, extasi e tals). Ela sabia disso e por isso nunca usou na minha frente. Sabia que se eu visse ela fazendo isso eu socava ela.....Comecei a me preocupar mesmo com o estado dela no último ano quando me formei e ela ficou pra trás por causa de um matéria só...A solidão e a carência são terríveis pra qualquer ser humano e fazem vc fazer coisas que sempre abominou pode ter certeza....Daí a gente se mandava recados no orkut coisas do tipo "saudades"...vou aí pra tomar cerveja contigo....coisas que fazíamos muito juntas!!!!E sabe Carina..acredito que vc possa escrever tudo aqui, não acredito que tu vai ser julgada por pensar isso ou aquilo. Fui muito amiga da Fran tbém e sei que ela odiava que se metessem na vida dela..."a vida é minha e faço o que eu quiser" bem frase dela....hahuahuahuahuau Mas agora não tem como ela brigar com a gente né! Um pena queria ter brigado e me metido na vida dela mais 1 milhão de vezes!!! Esteja onde ela estiver sei que está em paz e feliz. Pena que nos deixou aqui na Terra aflitoos sem a presença dessa alma alegre que era a dela!

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Só p/ tirar algumas dúvidas sobre o que estão escrevendo:
    Quanto a quantidade de medicamentos que ela tomou no início, depois ela soube que lá eles fazem uma sonoterapia, ou seja, dopam a pessoa p/ ela não querer a droga. Se está certo ou errado nós não sabemos, cada clínica e médico tem a sua técnica.
    Ela não tinha como fugir da internação. O primeiro médico que ela foi é o melhor psiquiatra de Floripa e nos disse que era a melhor solução p/ ela, pelo menos no início.
    Eu sou farmacêutica (apesar de não atuar muito na minha área)e sei que os remédios também viciam, mas as vezes são necessários para controlar algum distúrbio ou problema.
    A Francine tinha plena consciência de que não podia usar os medicamentos junto com a droga, ela me falou isso várias vezes. Mas pelo visto o vício foi mais forte.
    Quanto a escrever sobre tudo aqui eu entendo a Carina, até porque meus pais tem acesso ao blog e eles não estão preparados p/ saber tudo.
    Mas está sendo muito importante ler a opinião de vocês e os depoimentos estão mostrando um pouco mais da nossa querida Francine.
    Realmente acho que a gente precisa se encontrar um dia Carina, quando eu for p/ Floripa eu te ligo e nós combinamos.
    Um grande abraço
    Isabela

    ResponderExcluir
  9. É importante saber como ela tinha verdadeiros amigos, só que cada um tem a sua vida, e ela era relamente uma pessoa bem difícil de aceitar a opininão dos outros. Bem como a Carolina falou: "a vida é minha e ninguém tem nada a ver com isso" Ah se eu me metesse mais!!!!
    Nessa última quarta-feira que a Carina falou com ela, eu liguei p/ casa pq tomo mundo foi no shopping e ela não quis ir. O Fábio ficou preocupado e pediu p/ eu ligar. Ela disse que estava bem e iria dormir cedo porque tinha dormido mal na noite anterior. Só me perguntou pelo Alex (meu marido), eu disse p/ ela ligar p/ ele, mas ela acabou não ligando. Não sei se queria desabafar.....

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Carol pelas palavras, é como vc falou, com certeza ela está bem, num lugar bem melhor que aqui na terra!!
    Não tem um dia que eu não lembre dela....num sorriso, num cabelo esvoaçante, numa cena engraçada, numa musica,numa piada.... Toco violão e fiz uma musica pra ela, qualquer dia escrevo...
    Isabela meu telefone é 91551264, e do escritório onde eu trabalho é 32237998, quando vier e se puder me liga pra conversarmos melhor!!!
    Abraço a todos!
    Carina

    ResponderExcluir
  11. Apesar de nos ultimos tempos a gente estava um pouco afastada por opiniões diferentes.. pq eu não aceitava de jeito nenhum...e ela sabia q eu tinha perdido a confiança nela,pq ela me prometeu q teria pedido ajuda e não pediu,ela sabia q eu não ia pensar duas vezes em contar p/ a isabela a sua recaída se eu tivesse certeza... é muito convortante sabe q ela ainda me considerava amiga, a melhor amiga.....

    eu não consigo dizer outra coisa sem ser Q SAUDADES!!!

    ResponderExcluir
  12. Axo que devemos deixar ela descansar em paz!Que nada vai trazer ela devolta, que onde ela estiver,ela vai querer o nosso bem, como nós queres o bem dela, mas nada o que agete faça vai fazer ela volta, então rezem rezem por ela, só isso!

    ResponderExcluir
  13. É muito, muito triste perceber o quanto as pessoas são tolerantes com o uso de drogas, fazendo parecer que a droga é algo festivo! NÃO É!

    Drogas trazem sofrimento e destruição. Conscientizem-se disso. Que tipo de amigo é esse que aceita que o outro use drogas no seu banheiro? Aposto que se fosse um filho não acharia tão "aceitável" assim.

    Isabela, se você achar meu comentário impróprio, pode deletar, mas fiquei verdadeiramente enojada com o que li em alguns posts acima, que fazem parecer que o uso de drogas é uma atitude aceitável. Quem aceita que outro use droga em sua presença deveria ser responsabilizado por conivência ou concorrência para o cometimento de um crime.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o post anônimo acima... concordar com isso, compactuar com isso. Simplesmente aceitar o uso no seu banheiro, depois permitir que a pessoa dirija até em casa sozinha (colocando em risco a vida dela e das demais pessoas), sei lá, eu tentaria fazer algo, sabe? Putz, opinião minha... Não conheci essa moça, mas a vejo em algumas amigas que tenho (alegres, bonitas)... respeito a dor dessa família. Desculpe se tiver equivocada, Isabela...

    ResponderExcluir
  15. eu ñ gosto tem cd coisa nesse mundo de hj é dificil essas coisas para a familia e para todos

    ResponderExcluir